Jornal do Brasil

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

Internacional

Colunista brasileiro escreve sobre influência do futebol na política para o NYT

Hélio Gaspari escreve texto intitulado 'Dança com a Derrota'

Jornal do Brasil

Um artigo publicado no New York Times nesta terça-feira (15), escrito pelo colunista brasileiro Hélio Gaspari, comenta a derrota de 7X1 para a Alemanha e contesta a influência nas eleições de outubro. 

No texto, ele diz "Pode parecer ingênuo afirmar que a alma de um país pode ser profundamente entrelaçada com o resultado de um evento esportivo". Depois da afirmação, relembra os grandes sucessos esportivos que até hoje são orgulho para diversas nações, como a vitórias de Jesse Owens nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, sob o nariz de Hitler; e nocaute de Joe Louis do boxeador alemão Max Schmeling, durante o auge do nazismo.E, na cultura, quando Van Cliburn ganhou o Concurso Internacional Tchaikovsky, em Moscou, em 1958, poucos meses depois de a União Soviética ultrapassar os EUA e colocar o satélite Sputnik em órbita, antes dos americanos. 

Ele continua a análise entre política e esporte, falando como as expectativas para Copa eram ruins e, quando ela começou, com sucesso relativo para a equipe brasileira, aconteceu também uma euforia política. 

Hoje, acredita-se que o 7x1 pode influenciar na eleição presidencial. Sobre isso, ele afirma: "Por trás dessa convicção reside um certo ceticismo em relação ao direito universal de voto, ou pior, uma descrença na capacidade dos brasileiros de exercê-lo de forma inteligente".

 

Tags: 7x1, colunista, copa do mundo, Eleições, futebol, hélio gaspari, nyt, política, seleção

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.