Jornal do Brasil

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

Internacional

Parlamento Europeu inicia sessão da eleição do presidente da Comissão

Agência Brasil

O Parlamento Europeu inicia hoje (14) a primeira sessão da legislatura 2014-2019, com a eleição do novo presidente da Comissão Europeia a dominar as atenções. Jean-Claude Juncker deve alcançar a maioria dos votos de que necessita.

Após a sessão constitutiva da nova assembleia para a legislatura 2014-2019, entre 1 e 3 de julho, os 751 eurodeputados voltam para Estrasburgo para a primeira sessão de trabalho efetivo, que será dominada então pela votação do futuro presidente da Comissão. A eleição acontece na terça-feira às 12h30 (8h30 em Brasília) depois de Juncker apresentar seu programa de trabalho para os próximos cinco anos.

A eleição de Juncker parece, em princípio, assegurada, já que o antigo primeiro-ministro de Luxemburgo e ex-presidente do Eurogrupo, que foi o candidato apresentado pelo Partido Popular Europeu (PPE) deverá contar com o apoio de boa parte das bancadas dos Socialistas e dos Liberais, mas o "suspense"  vai se manter até ao final, até porque o voto é secreto.

Jean-Claude Juncker, que na semana passada manteve discussões com os grupos políticos do Parlamento Europeu, em Bruxelas, necessita do voto favorável de pelo menos 376 dos 751 deputados ao Parlamento Europeu.

A eleição do sucessor de José Manuel Durão Barroso domina naturalmente quase todas as atenções da sessão de Estrasburgo, que, no entanto, conta já com vários assuntos importantes em agenda, antes das férias de verão, destacando-se também um debate, igualmente na terça-feira, sobre o acordo comercial entre UE e Estados Unidos, na semana em que se realiza a sexta ronda de negociações entre as partes.

Tags: assembléia, comissão, eleição, Europa, juncker

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.