Jornal do Brasil

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

Internacional

Mahmoud Abbas pede à ONU para colocar Palestina sob proteção internacional

Autoridade Palestina solicitou ainda a criação imediata de uma comissão de inquérito

Agência Brasil

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, pediu à Organização das Nações Unidas (ONU) para colocar o Estado da Palestina sob a “proteção internacional” das Nações Unidas por causa da deterioração da situação na Faixa de Gaza, anunciou neste domingo (13) a Organização de Libertação da Palestina (OLP).

Abbas entregou uma carta ao coordenador da ONU para o processo de paz no Médio Oriente, Robert Serry, dirigida ao Ban Ki-moon, para “colocar oficialmente o Estado da Palestina sob o regime de proteção internacional da ONU”, informou a OLP.

O presidente da Autoridade Palestina solicitou ainda a criação imediata de uma comissão de inquérito, segundo comunicado. “A direção palestina está determinada a tomar medidas concretas para enfrentar a horrível situação em Gaza”, disse Hanan Ashrawi, membro do comitê executivo da OLP.

A direção da OLP quer ainda pedir uma reunião de urgência do Conselho dos Direitos Humanos da ONU sobre a degradação das condições em Gaza e as violações por Israel do direito internacional e da legislação humanitária internacional.

No total, 162 pessoas morreram e 1.085 ficaram feridas na sequência dos ataques aéreos israelenses iniciados na terça-feira (8).  A nova espiral de violência foi desencadeada após o sequestro e homicídio em junho de três jovens israelenses na Cisjordânia, um ataque que Israel atribuiu ao Hamas, seguido da morte de um jovem palestino queimado em Jerusalém por extremistas judeus.

Tags: ajuda, ataques, inquérito, Israel, palestina

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.