Jornal do Brasil

Domingo, 23 de Novembro de 2014

Internacional

Israel requisita evacuação de moradores de Gaza

Portal Terra

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) distribuíram panfletos neste domingo sobre a Faixa de Gaza, requisitando que os moradores do norte da região deixem suas casas “imediatamente” por conta de um iminente ataque.

De acordo com o comunicado lançado, os militares israelenses planejam atacar terroristas e a infraestrutura usada por eles em Gaza, principalmente as áreas onde há lançadores de foguetes que estão sendo direcionados ao país.

A IDF diz ainda que "aqueles que falharem em obedecer às instruções colocarão em perigo suas vidas e as de seus familiares". O ataque de Israel deve acontecer pouco depois das 12h do horário local, segundo o panfleto distribuído.

O "aviso" aconteceu depois de uma operação em Gaza durante a madrugada, que durou aproximadamente meia hora e na qual aconteceu uma troca de tiros que deixou quatro soldados israelenses "levemente feridos". Tel Aviv considerou a missão, o primeiro ataque por terra na Faixa de Gaza, um sucesso. O alvo do ataque foram instalações de lançamento de foguetes de longo alcance.

Desde o início da ofensiva israelense sobre a Faixa de Gaza, pelo menos 160 palestinos já foram mortos, enquanto não há registro de fatalidades do lado de Israel. Segundo o coronel Peter Lerner, porta-voz do Exército, disse neste domingo, os israelenses já efetuaram mais de 1,3 mil ataques aéreos contra o Hamas em Gaza.

Exército israelense instrui palestinos como proteger-se de foguetes de Gaza

O Departamento de Defesa Civil do Exército israelense divulgou instruções à população da Cisjordânia sobre como se proteger em caso de um ataque com foguetes desde a Faixa de Gaza.

Trata-se das mesmas instruções divulgadas à população israelense por ocasião da operação "Limite Protetor", e que pela primeira vez são levadas também aos palestinos da Cisjordânia após o impacto de vários foguetes nessa região na última semana.

Tags: faixa de gaza, idf, internacional, Israel, palestina

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.