Jornal do Brasil

Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014

Internacional

Ex-presidente da Itália Carlo Ciampi é internado com embolia pulmonar

Agência ANSA

O presidente emérito da Itália Carlo Azeglio Ciampi, de 93 anos, foi internado para tratar de uma embolia pulmonar, divulgou o jornal Corriere della Sera. Ele foi levado de helicóptero pela Defesa Civil da cidade de Siusi, onde passava férias, até o hospital de Bolzano.

A equipe médica mantém o máximo de discrição, mas o diretor de Saúde, Umberto Tait, confirmou que "Ciampi foi submetido a algumas avaliações e, por ter um quadro de hipotensão arterial, foi decidido mantê-lo em observação para acompanhar de perto sua situação médica".

Nascido em Livorno, em 9 de dezembro de 1920, Ciampi foi presidente da Itália entre 1999 e 2006 e teve uma carreira sempre ligada a órgãos públicos ou à política. Passou por vários cargos até chegar à presidência do Banco da Itália e também foi ministro em diversas áreas, entre elas a do ministério do Tesouro.

Ele foi presidente do Comitê dos governadores da Comunidade Europeia, do Fundo Europeu de Cooperação Monetária e do Comitê interino do Fundo Monetário Internacional.

Além da política, Ciampi é autor de inúmeros estudos, livros e artigos, como O "Desafio do desemprego: como promover a competitividade europeia" e "Um método para governar". 

Tags: cargos, ciampi, internação, itália, públicos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.