Jornal do Brasil

Segunda-feira, 28 de Julho de 2014

Internacional

Ex-mafioso revela que Berlusconi pagou à Cosa Nostra

Ex-premier dava dinheiro à máfia para garantir segurança

Agência ANSA

O ex-mafioso italiano Antonino Galliano disse em depoimento nesta quinta-feira (10) que o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi dava dinheiro à Cosa Nostra, a máfia siciliana. "[O ex-senador] Marcello Dell'Utri era o intermediário entre a Cosa Nostra e o Estado e dava dinheiro de Berlusconi para Antonio Cinà. Através do meu tio Raffaele Ganci o dinheiro chegava até 'Totó' Riina [chefe da Cosa Nostra preso desde 1993]", afirmou Galliano, que atualmente colabora com a Justiça italiana.    

O ex-mafioso contou que existiram duas fases na relação do então empreendedor Silvio Berlusconi e a máfia. O primeiro, anterior à guerra da máfia dos anos 1980, na qual através de Delll'Utri o ex-premier pagava os chefes mafiosos para assegurar a proteção dele e de sua família em Milão.    

"Depois da morte de [chefe do clã mafioso da Cosa Nostra, Stefano] Bontate, aqui começa a segunda fase, houve uma trégua e Berlusconi não pagava mais, nem Dell'Utri recebia mais Cinà.    Então Riina, para fazer o Berlusconi retomar os pagamentos colocou uma bomba em frente a sua casa. Neste momento ele [o ex-premier] buscou ajuda através de Dell'Utri e voltou a pagar", relatou Galliano.    

Dell'Utri foi condenado pala Justiça italiana a sete anos de prisão por associação mafiosa. Ele manteve contatos com a Cosa Nostra e assinou com a máfia siciliana um acordo para proteger Berlusconi em 1974.

Tags: ex-premier, justiça, máfia, pagamento, siciliana

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.