Jornal do Brasil

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

Internacional

Conselho de Segurança da ONU faz reunião de emergência sobre Gaza

Agência Brasil

O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) faz hoje (10) uma reunião de emergência sobre a escalada de violência entre Israel e o movimento Hamas, anunciou a presidência da entidade.

Fechado, o encontro contará com a presença do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que vai  apresentar as informações mais recentes sobre a situação do conflito. Em seguida, ocorrerão consultas entre os membros do conselho.

O encontro foi marcado a pedido de enviados árabes à região. A reunião do Conselho de Segurança da ONU também tinha sido reclamada pelos palestinos e pelos países árabes, além do próprio secretário-geral, Ban Ki-moon.

"Gaza está sobre o fio da navalha", advertiu o secretário, alertando para os riscos de a situação "escapar a qualquer controle", depois de já ter provocado mais de 50 mortos.

Ban Ki-moon informou que manteve contato com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, o presidente palestino, Mahmoud Abbas, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, dirigentes egípcios, sauditas e catarenses.

Ele disse que pediu a Netanyahu a "máxima contenção" e denunciou "as crescentes perdas civis em Gaza".

Ruanda preside o Conselho da ONU durante o mês de julho.

Tags: Hamas, Nações, reunião, Unidas, violência

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.