Jornal do Brasil

Terça-feira, 2 de Setembro de 2014

Internacional

Obama diz que paz entre Israel e Palestina é necessária

Agência ANSA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez apelo pela paz entre Israel e Palestina em artigo para a imprensa israelense publicado nesta terça-feira (8). A relação na região se agravou após morte de jovens judeus e um palestino. "A paz entre israelenses e palestinos é necessária, justa e é possível", disse Obama para o jornal Haaretz que organizou um debate sobre a paz em Tel Aviv. 

"Os EUA nunca abandonarão a esperança de uma paz duradoura, a qual representa a única forma para garantir a verdadeira segurança de Israel", afirmou o presidente norte-americano. 

Como já declarou em outras oportunidades, Obama destaca que para se alcançar a paz "as duas partes devem assumir riscos". O objetivo que deve ser alcançado é o "de um Estado judeu democrático que viva em paz e segurança ao lado de um Estado palestino independente e vital". O artigo do presidente norte-americano está em destaque no jornal israelense junto com uma atualização dos ataques e lançamentos de mísseis palestinos na Faixa de Gaza. 

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, teria dado instruções ao Exército para uma possível ofensiva terrestre na Faixa de Gaza. "A ofensiva terrestre está na mesa e as instruções do premier são a de se preparar para uma profunda, longa, continua e forte campanha em Gaza", afirma o Haaretz. 

A aviação israelense e forças navais, depois dos ataques de ontem (7) do Hamas, atingiu durante a noite 50 alvos na Faixa de Gaza. Por sua vez, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmud Abbas, pediu o fim imediato dos ataques e já teria solicitado a intervenção internacional para resolver a crise na região.

Tags: crise, EUA, israelenses, negociações, PALESTINOS

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.