Jornal do Brasil

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

Internacional

Japão é atingido por tufão com ventos de 250 km/h

Agência ANSA

Um potente tufão batizado de Neoguri atingiu a cidade de Okinawa, localizada no extremo sul do Japão. O fenômeno trouxe chuvas torrenciais e ventos de até 250 km/h. A Agência Japonesa de Meteorologia (JMA) está avaliando o nível de alerta que deverá ser lançado, já que este pode ser o mais forte tufão das últimas décadas.     

A JMA emitiu um alarme de "altíssimo nível", o primeiro desde que o novo sistema foi introduzido no país, em 2013. De acordo com a agência, os tufões sempre ficam mais fortes quando se movem para o norte.     

O ministro para a Gestão de Desastres, Keiji Furuya, convidou prefeituras e cidades para tomar iniciativa e organizar as evacuações onde for necessário. "Este parece ser o maior tufão que já ocorreu em julho", afirmou Satoshi Ebihara, chefe da sessão da previsão de tempo da JMA. Em 1959, o tufão Ise-wan causou 5 mil vítimas. "É necessária máxima vigilância", completou, lembrando as fortes chuvas e ventos e as ondas de até 14 metros.     

Também foi emitido alarme de "altíssimo nível" na ilha de Miyako. Um alerta deste tipo é emitido quando há risco de perder vidas humanas e danos maciços a casas e infraestruturas. 

Tags: agência, alerta, Costa, japoneses, Ventos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.