Jornal do Brasil

Sexta-feira, 25 de Julho de 2014

Internacional

Conselho de cardeais ganha novo membro e vira 'C9'

Agência ANSA

Apelidado de C8, o conselho de oito cardeais formado pelo papa Francisco para ajudá-lo na reforma da Cúria Romana e da Constituição Apostólica ganhou mais um membro e se tornou o "C9". O novo integrante é o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, que vinha participando ativamente das reuniões do grupo.    

A última sessão do conselho começou na terça-feira (1º) e vai até a próxima sexta (4). De acordo com o padre Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé, os cardeais discutiram até o momento questões relativas ao Governatorato (órgão que tem o papel de poder executivo na Cidade-Estado), ao Instituto para as Obras de Religião (IOR) - conhecido como Banco do Vaticano - e à Secretaria de Estado. O Pontífice também participou dos encontros desta semana.    

"É prematuro falar ainda de um rascunho de documento sobre a reforma da Cúria", ressaltou Lombardi, acrescentando que existem pontos para serem aprofundados pelo C9. O conselho já se reuniu em outubro e dezembro de 2013, e em fevereiro e abril de 2014. 

Tags: Francisco, igreja, papa, reforma, vaticano

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.