Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

Internacional

Matteo Renzi pedirá UE mais ambiciosa em Estrasburgo

Agência ANSA

No discurso que fará nesta quarta-feira (2) em Estrasburgo (França) para marcar o início do semestre de presidência italiana na União Europeia, o premier Matteo Renzi vai defender uma UE mais ambiciosa. Além disso, o chefe de governo da Itália deve ressaltar a importância de incentivar o crescimento econômico e criticar a rígida austeridade imposta pelo bloco.    

"Se a Europa aceitar dar um futuro para as suas ambições, será belo desafiar esse futuro juntos", diz um trecho do pronunciamento. Situada no leste da França, Estrasburgo é uma das sedes do Parlamento Europeu (a outra é Bruxelas). Renzi falará no Congresso da UE respaldado por uma grande vitória nas eleições europeias de maio passado, quando o seu Partido Democrático (PD) alcançou pouco mais de 40% dos votos na Itália.    

O resultado fez com que o PD se tornasse a maior força dentro do Partido Socialista Europeu (PSE) e representou a principal vitória da centro-esquerda dentro do bloco, já que o pleito foi marcado pelo sucesso de grupos conservadores na maioria das nações da União Europeia. No discurso, o premier também irá fazer diversas referências a Florença, cidade da qual foi prefeito antes de assumir o governo italiano.    

Ao lado dele, estarão o subsecretário da Presidência do Conselho dos Ministros do país, Graziano Delrio, e a ministra das Relações Exteriores Federica Mogherini, que é cotada para assumir a diplomacia da UE. 

Tags: europeia, fortalecimento, italiano, premier, união

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.