Jornal do Brasil

Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

Internacional

Berlusconi se desculpa por críticas a juízes

Agência ANSA

Chamado a se explicar perante o Tribunal de Vigilância de Milão, o ex-premier da Itália Silvio Berlusconi pediu desculpas por ter dito que a magistratura do país é "incontrolável, irresponsável e tem impunidade total". A declaração foi dada durante seu depoimento em um processo contra o jornalista Valter Lavitola no último dia 19 de junho.    

Segundo o ex-primeiro-ministro, que cumpre pena de um ano de realização de serviços sociais em um asilo, a frase foi uma "brincadeira" e não se repetirá novamente. Berlusconi foi condenado em agosto de 2013 a quatro anos de prisão por fraude fiscal no caso Mediaset. Contudo, devido à sua idade (77 anos), o período de reclusão foi reduzido a apenas 12 meses, o que abriu a possibilidade de o político descontar a sentença em trabalhos comunitários.    

Mas ao dar seu parecer favorável pela pena alternativa, o procurador geral substituto de Milão, Antonio Lamanna, ressaltou que a decisão poderia ser revogada caso o ex-premier difamasse o sistema judiciário italiano. Ao ouvir a explicação de Berlusconi, a juíza Beatrice Crosti declarou que um homem como ele deve saber se comportar. 

Tags: acusação, Corrupção, ex-premier, italiana, justiça

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.