Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

Internacional

Isis anuncia criação de califado entre Iraque e Síria

Agência ANSA

O grupo armado Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Isis, na sigla em inglês) anunciou ter estabelecido um califado nas áreas que controla entre a Síria e o Iraque. Califado se refere a um Estado Islâmico regido por um califa (guia espiritual e político), que neste caso será Abu Bakr al-Baghdadi, o qual receberá o título de "Califa Ibrahim". O anúncio foi feito através de um áudio divulgado na Internet.    

Nele, os membros do Isis exigiram que todos os muçulmanos "jurem lealdade" ao novo governante e se oponham à "democracia e outros tipos de lixo" do Ocidente. O califado se estende de Aleppo, na Síria, até a província de Diyala, no Iraque, e foi formado após avanços territoriais do Isis nas últimas semanas. O intuito do Isis é formar um governo único, sem fronteiras, do Mediterrâneo ao Golfo Pérsico, como existia nos tempos medievais. 

A conquista de territórios tem preocupado governos locais e países do Ocidente, como os Estados Unidos, que estudam formar uma aliança com o Irã para conter o grupo. O Exército iraquiano também tem feito ofensivas para conter o movimento. O Isis, que era ligado à Al-Qaeda até o movimento se dissociar, tem cometido ataques sangrentos e aterrorizado a região. De acordo com um relatório, o grupo reivindicou mil mortes em 2013.

Tags: grupo, iraque, isis, Oriente Médio, síria

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.