Jornal do Brasil

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2014

Internacional

Putin pede a Ucrânia para prolongar cessar-fogo que expira amanhã

Agência Brasil

O presidente russo, Vladimir Putin, pediu hoje (29) ao colega ucraniano, Petro Poroshenko, para prolongar o cessar-fogo no leste do país que expira amanhã (30) às 22h locais (16h em Brasília), anunciou o Kremlin.

Putin, o presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, falaram hoje numa conferência telefônica com Poroshenko por cerca de duas horas. Todos pediram ao presidente ucraniano que prolongue a trégua “por um período mais longo”, de acordo com a presidência russa.

Segundo um outro comunicado, da presidência francesa, Hollande e Merkel pediram ainda à Ucrânia e à Rússia “avanços concretos” na estabilização da situação no terreno, o prolongamento do cessar-fogo e a aplicação do plano de paz apresentado por Kiev.

Na conversa, a segunda a quatro nos últimos quatro dias, Hollande e Merkel voltaram a encorajar Putin e Poroshenko a trabalharem num mecanismo de controle do cessar-fogo no Leste da Ucrânia sob supervisão da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Os dois dirigentes europeus reiteraram, por outro lado, que as autoridades ucranianas devem recuperar o controle de três postos na fronteira com a Rússia tomados pelos separatistas pró-russos (Izvarino, Dolzhanski e Krasnopartizansk).

A mensagem corresponde ao que foi acordado pelos chefes de Estado e de governo da União Europeia (UE) na sexta-feira (27), advertindo a Rússia de que o não cumprimento das exigências levará à imposição de mais sanções. A presidência ucraniana informou que os quatro líderes voltarão a conversar amanhã.

Tags: guerra, miliatares, putin, russia, tensão

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.