Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Dezembro de 2014

Internacional

EUA ajudará Iraque a planejar ataques contra Isis

Agência ANSA

 Cerca de 130 conselheiros militares norte-americanos ajudarão as Forças Armadas iraquianas a localizarem e planejarem ataques contra áreas dominadas por membros do grupo sunita Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Isis, na sigla em inglês).

A informação foi passada por Abbas al-Bayati, membro da Comissão para a Defesa e Segurança do Parlamento iraquiano. Os ataques a alvos do Isis serão feitos com drones, mas ainda não se sabe se os aviões não-tripulados pertencerão aos Estados Unidos ou ao Irã.

Após uma visita no início da semana do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, o chanceler britânico, William Hague, também chegou hoje à capital iraquiana, de acordo com a imprensa local. EUA e Irã são alguns dos países mais preocupados com o avanço do Isis na região entre Iraque e Síria. O grupo, cuja radicalização fez a própria Al-Qaeda se dissociar, vem cometendo uma série de ataques armados no Iraque.

Ontem, porém, o primeiro-ministro iraquiano, o xiita Nouri al Maliki, descartou a possibilidade de formar um governo de unidade nacional e evitar novos rachas entre sunitas, xiitas e curdos. O premier está tentando atualmente formar um novo governo, após as eleições legislativas de abril. (ANSA)

Tags: estados, isis, islã, unidos, xiitas

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.