Jornal do Brasil

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

Internacional

Erro de impressão faz Obama virar zagueiro da Inglaterra

Portal Terra

Uma caneca ostentando os dizeres ''Chris Smalling - Seleção da Copa do Mundo'' tinha tudo para ser um artigo encalhado. Smalling é zagueiro da Seleção da Inglaterra, que fez nesta terça-feira sua última partida pela Copa do Mundo, sem chances de passar para a fase seguinte.

Mas o suvenir agora não apenas se tornou viral nas redes sociais, como também virou um raro artigo de colecionador - já que em vez de ele trazer a imagem de Smalling, a caneca conta com uma foto do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que aparece vestido com a camisa da seleção da Inglaterra.

Não se sabe ao certo como o erro de impresão foi cometido, já que a companhia que cometeu a gafe não teve seu nome divulgado, devido a um acordo de confidencialidade.

Mas, em compensação, a firma que está vendendo a caneca, a britânica Wholesale Clearance UK, especializada em revender artigos encalhados, obteve um faturamento e uma atenção inesperados.

"Estamos recebendo telefonemas desde as 6h da manhã, nossa página recebeu milhões de pageviews. Foi um dia fantástico para nós", disse à BBC Brasil o diretor da companhia, Karl Baxter.

A companhia conta com um lote de 2 mil canecas da Inglaterra, que trazem as efígies de jogadores como Rooney, Gerrard e Joe Hart, além do "reforço" Barack Obama. Do total, 250 já teriam sido encomendadas por clientes da empresa nos Estados Unidos.

Mas Baxter guarda a sete chaves o nome da fabricante das canecas originais. "Nós assinamos um acordo de confidencialidade e pretendemos mantê-lo. Há dez anos, somos especialistas em queima de estoque, trabalhos com companhias que revendem artigos com defeitos de fabricação, erros de impressão e coleções do ano passado, por exemplo."

Em entrevistas, Baxter deu a entender que o erro pode ter ocorrido no momento em que um membro inexperiente da companhia que criou as canecas fez buscas por imagens dos jogadores ingleses. Não está claro, no entanto, se essa pessoa teria confundido Smalling com Obama ao fazer buscas ou se outro problema ocorreu no meio do processo.

No passado, ítens esportivos nem sempre foram uma garantia de boas vendas para a Wholesale Clearance UK. "No ano passado, adquirimos 10 mil DVDs sobre (o ciclista americano) Lance Armstrong, intitulado O Segredo Do Seu Sucesso, mas isso foi dias antes do seu escândalo por doping ter sido revelado. Então não funcionou muito bem em termos de vendas." 

Nas redes sociais, a confusão rendeu compartilhamentos e várias tiradas bem-humoradas.Em sua conta de Twitter, o inglês Ben James, produtor do programa interativo da BBC World Have Your Say não resistiu à tentação de fazer uma piadinha: "Oh, como seria bom ter um comandante em chefe na zaga". 

Para aqueles que não querem se contentar com os gracejos virtuais e preferem o objeto real, é possível adquirir a caneca a partir de outros países. "Inclusive o Brasil?", perguntamos ao diretor da Wholesale Clearance Uk, Karl Baxter.

"Claro que sim, nós fazemos entregas em todo o mundo."

Tags: brasil, copa do mundo, Estados Unidos, presidente, seleção

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.