Jornal do Brasil

Terça-feira, 16 de Setembro de 2014

Internacional

Drones sírios bombardeiam fronteira do Iraque

Agência ANSA

Aviões não-tripulados teriam bombardeado alvos rebeldes na fronteira entre Iraque e Síria, anunciaram nesta terça-feira (24) emissoras iraquianas. Os ataques teriam atingido postos de militantes jihadistas do que Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Isis, na sigla em inglês), que nas últimas semanas tem ocupado regiões do Iraque e ameaçado o governo local. Um dos alvos teria sido o vale de Al-Qa'im, disse a emissora Al Iraqiya. Entrevistados pela ANSA, moradores de Albukamal, que fica a cerca de 10 quilômetros do vale, confirmaram ter visto bombardeios aéreos.

Em um primeiro momento, a imprensa local disse que drones eram norte-americanos. Depois, emissoras de televisão anunciaram que os aviões pertencem ao regime sírio de Bashar al-Assad. 

"As versões na imprensa de que drones norte-americanos atingiram alvos do Isis no Iraque não são verdadeiras", escreveu o porta-voz do Pentágono, o almirante John Kirby, no Twitter.    

Ontem, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, fez uma visita a Bagdá e disse que Washington dará uma "intensa ajuda" ao Iraque. Ele também advertiu que o Isis é uma "ameaça à existência" do país. 

Tags: ataques, crise, EUA, política, sírios

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.