Jornal do Brasil

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

Internacional

Síria entrega último carregamento de armas químicas

Agência ANSA

A Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) anunciou nesta segunda-feira (23) que a Síria entregou o último carregamento de armas químicas declarado no país. A operação se completa nove meses após o início da missão de destruir o arsenal sírio.

As últimas armas químicas, que correspondem a 8% do arsenal total e pesam cerca de 100 toneladas, foram colocadas no navio Ark Futura, que partirá rumo ao porto de Gioia Tauro, na Itália.

Em seguida, as armas serão postas na embarcação Cape Ray e destruídas em alto mar e em instalações especiais da Finlândia, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos.

De acordo com o diretor-geral da Opaq, Ahmet Uzumcu, esta foi uma "missão histórica", pois "um arsenal inteiro de armas de destruição de massa foi removido de um país que sofre com um conflito armado".

Mas Uzumcu destacou que o trabalho em território sírio continuará, pois o regime de Bashar al-Assad ainda deve destruir 12 locais de produção de armas químicas. A destruição do arsenal químico sírio foi possível graças a um acordo alcançado em setembro do ano passado, entre Estados Unidos e Rússia. 

Tags: ARMAMENTO, crise, entrega, guerra, sírios

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.