Jornal do Brasil

Terça-feira, 22 de Julho de 2014

Internacional

Rodada de negociações com Irã acaba com acordo em análise

Agência ANSA

A quinta sessão de negociações entre o Irã e o grupo conhecido como 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França, mais a Alemanha) sobre o programa nuclear iraniano foi concluída hoje, dia 20, em Viena, e será retomado no dia 2 de julho, apontou um porta-voz da União Europeia (UE).    

Michael Mann, porta-voz da chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton, disse que, neste período será realizada uma reunião entre funcionários dos seis países para analisar a evolução das negociações.    

O chanceler do Irã, Mohammad Javad Zarif, disse recentemente que as partes "começaram a elaborar o esboço do acordo final sobre a questão nuclear iraniana, apesar de ainda persistirem numerosas divergências". O acordo prevê limites às atividades do programa nuclear do Irã, assim como a data do fim dos embargos contra o país. Em novembro de 2013, o Irã e o 5+1, grupo anunciaram um acordo de seis meses, que começou a ser aplicado em janeiro deste ano, e que congela parte das atividades nucleares. De acordo com uma fonte norte-americana, eles irão negociar "de uma forma ou de outra" todos os dias, ou quase todos, até 20 de julho, data escolhida como a data limite para um acordo.    

Uma extensão do prazo de seis meses é possível, mas ainda não foi considerada formalmente. O grupo 5+1 é formado pelos cinco países com direito a veto no Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas (ONU), mais a Alemanha. 

Tags: Armas, energia, irã, negociação, nuclear

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.