Jornal do Brasil

Terça-feira, 2 de Setembro de 2014

Internacional

Ucrânia anuncia plano de cessar-fogo unilateral

Agência ANSA

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, afirmou nesta quarta-feira (18) que Kiev está pronta para declarar um cessar fogo unilateral na região leste do país, que há meses é palco de conflitos com milícias separatistas pró-russas.

Citado pelas agências de notícias Interfax e Itar-Tass, Poroshenko disse que, durante o cessar-fogo, haverá a possibilidade "dos mercenários deixarem o país sem armas". Os separatistas, no entanto, devem libertar os reféns e desocupar os prédios públicos tomados durante os conflitos.

O presidente afirmou também que avalia oferecer uma "anistia a quem abandonar as armas e aos que não cometeram nenhum crime grave".

 "O plano começa com minha ordem de cessar fogo de maneira unilateral. Em seguida, esperamos obter em breve o apoio ao projeto de paz presidencial, da parte de todos os envolvidos", disse o mandatário, ressaltando que o plano possui 14 passos, os quais serão divulgados nos próximos dias.

O Kremlin informara antes que Poroshenko havia discutido um possível cessar-fogo com o presidente russo, Vladimir Putin, após a morte de dois jornalistas russos no leste da Ucrânia e a interrupção do fornecimento de gás. (ANSA)

Tags: CONFLITO, kiev, russia, separatistas, tensão

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.