Jornal do Brasil

Terça-feira, 2 de Setembro de 2014

Internacional

Obama anuncia envio de 275 militares ao Iraque

Agência ANSA

 Em uma carta ao Congresso norte-americano, o presidente Barack Obama anunciou o envio de 275 militares ao Iraque para proteger a embaixada do país em Bagdá, devido à ofensiva militar sunita liderada pelo grupo extremista Estado Islâmico no Iraque e no Levante (Isis, na sigla em inglês).

O contingente operará em consenso com o governo local, de acordo com a Casa Branca. A embaixada norte-americana, por sua vez, informou que permanecerá aberta e operando normalmente, apesar da alta tensão registrada no Iraque.

Horas após o anúncio, um grupo de insurgentes anunciou a tomada da maior parte da cidade estratégica de Tal Afar, a oeste de Mossul, próximo à fronteira com a Síria, disseram fontes locais nesta terça-feira (17), ressaltando que há dezenas de mortos.

Ontem, porém, representantes dos EUA e do Irã, em uma inesperada "aliança", conversaram em Viena sobre a situação do Iraque a ameaça que o Isis representa. O tema foi discutido à margem da reunião sobre o programa nuclear iraniano.

Apesar das divergências entre EUA e Irã, as duas nações estão preocupadas com a atuação do Isis, com as conquistas de importantes cidades, como Mossul e Tikrit e com o massacre de soldados iraquianos. Ambos os países estariam analisando conceder um possível apoio militar ao regime do primeiro-ministro iraquiano, Nouri Maliki, de acordo com a BBC.

Tags: crise, guerra, iraquianos, política, rua

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.