Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Dezembro de 2014

Internacional

Madri veta protestos no dia da proclamação de novo rei

Agência ANSA

A Prefeitura de Madri vetou duas manifestações e duas concentrações convocadas para a capital espanhola na quinta-feira (19), dia da proclamação do rei Felipe VI.

As autoridades consideraram as manifestações "incompatíveis" com as medidas de segurança dispostas para a data. Um dos protestos, que tinha sido convocado pela Coordenadoria Republicana de Madri, na Puerta del Sol, tinha como slogan "Reivindicar a República diante da Proclamação do novo Rei".

Em um comunicado, os organizadores do ato denunciaram a "violação ao direito de se manifestar" e anunciaram que manterão o protesto, apesar do veto da Prefeitura. Não foi autorizada nem uma manifestação convocada pela Plataforma contra a Impunidade do Franquismo, que tinha sido marcada antes mesmo do rei Juan Carlos abdicar ao trono.

O rei Juan Carlos, de 76 anos, anunciou no último dia 2 de junho sua abdicação ao cargo. O monarca foi um dos principais responsáveis pelo retorno da democracia ao país após a ditadura franquista (1939-1975). Seu filho Felipe, de 46 anos, assumirá seu posto.

Tags: espanhola, manifestações, proibição, realeza, trono

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.