Jornal do Brasil

Quinta-feira, 2 de Outubro de 2014

Internacional

Dilma saúda Santos por "espetacular" reeleição na Colômbia

Portal Terra

A presidente Dilma Rousseff telefonou ao presidente reeleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, por sua vitória nas urnas no último domingo. Ele venceu o oposicionista Óscar Zuluaga em uma disputa apertada, com 50,94% dos votos, mas Dilma classificou a conquista como "espetacular".

De acordo com o Palácio do Planalto, Dilma declarou a Santos que ao elegê-lo, o povo colombiano fez uma opção muito clara pela paz. Ela o cumprimentou pelos esforços em insistir em saídas negociadas com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Zuluaga defendia a volta do "pulso firme" e um enfrentamento mais duro contra a guerrilha.

Na avaliação de Dilma, uma saída mais pacífica para os conflitos internos colombianos é um objetivo de todos os países vizinhos. A presidente brasileira demonstrou otimismo com as negociações e afirmou que em breve a nação poderá dedicar toda sua energia para o desenvolvimento social e econômico.

Segundo relatos da Presidência brasileira, Santos agradeceu o telefonema e disse que sempre teve em Dilma uma grande aliada. O presidente colombiano disse ainda que o Brasil pode contar com a Colômbia e com ele pessoalmente como grande amigo.

Juan Manuel Santos visitará Brasília nesta quinta-feira, onde assistirá à partida Colômbia x Costa do Marfim, válida pela fase de grupos da Copa do Mundo 2014. 

Tags: colombianos, GUERRILHA, PAZ, urnas, vitórisa

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.