Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Dezembro de 2014

Internacional

Barack Obama diz que EUA não enviarão tropas ao Iraque

Agência ANSA

"Não enviaremos tropas ao Iraque, mas ofereceremos ajuda", afirmou o presidente norte-americano, Barack Obama, nesta sexta-feira. "Temos interesse enorme no Iraque e devemos avaliar a situação com atenção", acrescentou, em pronunciamento realizado na Casa Branca. Desta forma, Obama pediu que o Conselho de Segurança Nacional analise as melhores opções de ação.    

O mandatário se referia ao avanço dos rebeldes jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Isis) no Iraque. O porta-voz do alto comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Rupert Colville, declarou que centenas de pessoas morreram no Iraque nos últimos dias e milhares ficaram feridas.    

"Fundamentalmente, o futuro do Iraque depende dos iraquianos", apontou. "Seguiremos com uma intensa operação diplomática na região", concluiu. A direção da organização, considerada radical até pela al Qaeda, pediu a seus manifestantes avançarem sobre Bagdá para derrubar o primeiro-ministro do Iraque, Nouri al-Maliki, chamado de "incompetente". 

Tags: avanço, Bagdá, EUA, iraquianos, rebeldes

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.