Jornal do Brasil

Quarta-feira, 17 de Setembro de 2014

Internacional

Deputados aprovam lei de abdicação de Juan Carlos

Agência Brasil

Os deputados espanhóis aprovaram nesta quarta-feira (11) a lei de abdicação do rei Juan Carlos. Durante a votação, alguns partidos pediram um referendo sobre a monarquia. 

Com maioria absoluta, o Partido Popular (PP), do presidente do governo, Mariano Rajoy, e o principal partido de oposição, o socialista PSOE, deram seu apoio à lei. Ao todo, 299 dos 350 deputados votaram a favor. Outros 19 foram contra e 23 se abstiveram. "A forma política do Estado não está na ordem do dia da sessão. 

A Espanha é uma monarquia parlamentarista com sólidas raízes históricas", afirmou Rajoy, criticando os pedidos de referendo. Por sua vez, o líder da oposição, Alfredo Pérez Rubalcaba, afirmou que "os socialistas continuam demonstrando sua preferência pela República, mas às vezes conseguem sem compatíveis com a monarquia parlamentarista". 

O rei Juan Carlos, de 76 anos, anunciou no último dia 2 de junho sua abdicação ao cargo. O monarca foi um dos principais responsáveis pelo retorno da democracia ao país após a ditadura franquista (1939-1975). A aprovação da lei pelos deputados abre caminho para a proclamação ao trono de seu filho Felipe VI, de 46 anos, em uma cerimônia em 19 de junho. O Senado espanhol deve votar o texto até o próximo dia 17. 

Tags: Espanha, Filho, Juan, monarquia, trono

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.