Jornal do Brasil

Sexta-feira, 22 de Agosto de 2014

Internacional

ELN e governo da Colômbia anunciam negociações para abrir processo de paz

Agência Brasil

O governo colombiano e o Exército da Libertação Nacional (ELN) - segunda maior guerrilha em atividade na Colômbia - anunciaram hoje (10) negociações para uma agenda de diálogos visando a um processo de paz semelhante ao realizado com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Em um comunicado conjunto, o governo e o ELN afirmaram que as conversas "exploratórias" foram iniciadas no começo deste ano.

No texto, o governo e a guerrilha agradecem o empenho dos governos do Brasil, Chile, Equador e da Noruega pela participação na fase inicial do processo, como acompanhantes.

A agenda ainda será estabelecida, mas o texto diz que já há consenso sobre a discussão da reparação das vítimas e a participação do ELN na sociedade e na vida política do país, após a desmobilização.

O anúncio foi feito a menos de cinco dias das eleições presidenciais no país. O presidente Juan Manuel Santos, que tenta a reeleição, enfrenta no segundo turno Óscar Zuluaga, do Centro Democrático, apoiado pelo ex-presidente Álvaro Uribe.

Tags: agenda, colombianos, eln, GUERRILHA, PAZ

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.