Jornal do Brasil

Quinta-feira, 31 de Julho de 2014

Internacional

Partido de premier vence eleições no Kosovo

Agência ANSA

O Partido Democrático do Kosovo (PDK), ao qual pertence o premier Hashim Thaci, ficou em primeiro lugar nas eleições gerais do país balcânico com 30,69% dos votos, superando os 25,70% obtidos pela Liga Democrática do Kosovo (LDK), do opositor Isa Mustafa.    

O pleito ficou marcado pela inédita participação da comunidade sérvia, que deu à lista Srpska uma participação de 4,21%, número inferior aos 5% da cláusula de barreira para entrar no Parlamento. No entanto, a legislação kosovar garante uma representação de ao menos 10 deputados para essa parcela da população e de mais 10 para as outras minorias.    

A expectativa da comunidade internacional é que a eleição reforce a democracia no país e normalize suas relações com Belgrado. Ex-líder do Exército de Libertação do Kosovo (UCK), Thaci ganhou da população seu terceiro mandato à frente de uma nação que ainda luta para obter pleno reconhecimento.    

Após ter declarado independência em 2008, essa ex-província sérvia de maioria albanesa tem sua soberania aceita por 106 membros das Nações Unidas, entre eles Estados Unidos, Itália e França - mas não pelo Brasil. Apesar de não reconhecer o país kosovar, Belgrado pediu para os sérvios participarem do pleito para assim poderem defender melhor os seus interesses. 

Tags: kosovar, pleito, presidente, primeiro-ministro, urnas

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.