Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

Internacional

Farc oferecem trégua para segundo turno das eleições presidenciais

Agência Brasil

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) deram início hoje (9) a um cessar-fogo unilateral com vigência até o dia 30 de junho. A trégua é para colaborar com o segundo turno das eleições presidenciais no país, marcado para o próximo domingo (15).

O comunicado, assinado pelo chefe da guerrilha, Rodrigo Londoño, o Timochenko, diz que “todas a unidades estão cientes da suspensão das ações ofensivas contra as forças inimigas [Estado colombiano] e contra a infraestrutura estatal durante o período fixado”.

A iniciativa é considerada um “gesto de boa vontade”, e é a segunda vez, em 50 anos, que uma trégua eleitoral é adotada. No primeiro turno das eleições, em 25 de maio, as Farc e o Exército da Libertação Nacional (ELN), promoveram um cessar-fogo conjunto.

No comunicado, as Farc reiteram o desejo de terminar o conflito. “Por obra da paz, a Colômbia pode ser um país extraordinário, vale a pena considerar esta possibilidade”, afirma a declaração.

Para o segundo turno, as Farc não anunciaram apoio formal ao presidente Juan Manuel Santos, candidato à reeleição contra o opositor Óscar Zuluaga, do Centro Democrático. A guerrilha negocia com Santos o fim do conflito armado, em um adiantado processo de negociação. As pesquisas de intenção de voto indicam empate técnico entre os candidatos.

Tags: Armas, colombianos, eleição, GUERRILHA, PAZ

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.