Jornal do Brasil

Sábado, 30 de Agosto de 2014

Internacional

Vodafone revela esquema de espionagem na Europa

Agência ANSA

O grupo de telecomunicação britânico Vodafone revelou nesta sexta-feira (6) um sistema de espionagem internacional pelo qual governos de alguns países europeus monitoram conversas telefônicas.

Em um relatório inédito sobre o tema publicado pelo jornal "The Guardian", a Vodafone afirmou que existe uma rede secreta de cabos que permite que agências de inteligências grampeiem conversas e identifiquem a localização dos usuários. Esse sistema seria usado por alguns dos 29 países nos quais a Vodafone opera na Europa. Mas a empresa não quis informar quais são esses países, por temer represálias.

A Vodafone também explicou que as agências de inteligência têm acesso direto aos cabos, o que exime a necessidade de mandados judiciais para as interceptações. Segundo a empresa, a Itália é o país com o maior número de pedidos de informações sobre endereços e localização de chamadas, com 605 mil solicitações em um ano.

No relatório composto por mais de 40 mil palavras, um dos maiores grupos de telecomunicação do mundo quebrou o silêncio sobre a prática de espionagem de governos contra cidadãos. A empresa disse esperar que outras corporações sigam seu exemplo e denunciem os casos de espionagem.

Tags: britânico, cabos., espiões, grupo, telecomunicações

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.