Jornal do Brasil

Sábado, 1 de Novembro de 2014

Internacional

União Europeia: G7 deixou mensagem clara de que está ao lado da Ucrânia

Agência Brasil

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, considerou que a cúpula dos sete países mais industrializados do mundo, o G7, que ocorreu ontem (4) e hoje (5), em Bruxelas, na Bélgica, deixou a “mensagem clara" de que o grupo "está unido ao lado da Ucrânia”.

Na coletiva de imprensa no final da cúpula, o presidente do braço executivo da União Europeia falou sobre a convergência de pontos de vista no G7 em torno de vários assuntos, entre os quais o conflito entre a Rússia e a Ucrânia e o apoio ao governo de Kiev.

“Deixamos claro: continuamos ao lado da sua liderança, política e economicamente. E deixamos claro que permanecemos ao lado dos cidadãos da Ucrânia”, disse, voltando a instar a Rússia a ter uma atitude construtiva e a se comprometer a tomar ações concretas para diminuir a tensão no Leste da Ucrânia. “Estamos prontos a tomar mais ações, se for necessário”, advertiu Durão Barroso.

O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, enfatizou a mesma mensagem, acrescentando que vários líderes do G7 terão a oportunidade de transmiti-la pessoalmente, e bilateralmente, ao presidente russo, Vladimir Putin, amanhã (6), quando se encontrarem na França para as celebrações do desembarque na Normandia, conhecido como Dia D, durante a 2ª Guerra Mundial.

Tags: crise, grupo, industrializados, política, reunião, ucranianos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.