Jornal do Brasil

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

Internacional

Chefes de Estado não assistirão posse de Felipe VI

Agência ANSA

A proclamação de Felipe VI como rei da Espanha deverá ser realizada no próximo dia 19 de junho, após a sessão plenária da Corte, a Câmara do Parlamento espanhol, que deverá licenciar a lei de abdicação. Na ocasião, o novo monarca pronunciará um discurso, previamente aprovado pelo governo, na qual indicará a linha de seu mandato.    

Na proclamação não estarão presentes líderes estrangeiros e nem membros de outras casas reais.     

"Não há tempo nem espaço na tribuna do Senado", explicou um porta-voz da Casa Real espanhola.     

Após a proclamação, Felipe e sua esposa Letizia deverão fazer um tour de apresentação pela Espanha e pelo exterior, provavelmente em julho ou agosto. Os primeiros países visitados pelos novos rei e rainha deverão ser França, Marrocos e Portugal. 

Pesquisa     

Uma pesquisa revelou que a maior parte dos espanhóis aprova a abdicação do rei Juan Carlos e nove entre 10 entrevistados acredita que Felipe está preparado para assumir o posto. A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 3 de junho, imediatamente após o anuncia da renuncia do monarca ao trono.     

Sete a cada 10 entrevistados consideram a decisão de Juan Carlos positiva para os interesses da Espanha e servirá para reforçar a instituição monarca, que nos últimos anos apresentou uma queda progressiva na aprovação da opinião pública. 

Tags: Espanha, futuro, posse, proclamação, rei

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.