Jornal do Brasil

Quinta-feira, 2 de Outubro de 2014

Internacional

Felipe de Borbón diz que vai dedicar "todas as forças" em prol da Espanha

Agência Brasil

Felipe de Borbón, o príncipe de Astúrias e futuro rei de Espanha, comprometeu-se hoje (4) a dedicar "todas as forças" para trabalhar com "esperança e apaixonadamente para servir os espanhóis" e a sua "querida Espanha".

Felipe de Borbón fez a declaração na cidade de Leyre, em Navarra, na Espanha, na entrega do Prêmio Príncipe de Viana da Cultura ao historiado Tarsicio de Azcona. Ele estava acompanhado da futura rainha, sua mulher, Letizia. No evento, ele fez o primeiro discurso desde o anúncio da abdicação do seu pai, o rei Juan Carlos.

"Vou respeitar o procedimento parlamentar iniciado e vou limitar-me a reiterar publicamente o meu empenho e a convicção de dedicar todas as minhas forças, com esperança, para continuar apaixonadamente a fascinante tarefa de continuar a servir os espanhóis, a nossa querida Espanha. Uma nação, uma comunidade social e política, unida e diversa, com as suas raízes em uma história milenar", disse.

Comentando a decisão de abdicação anunciada na segunda-feira (2) pelo pai, Juan Carlos, Felipe de Borbón explicou que as circunstâncias fizeram com que suas primeiras palavras fossem proferidas em Navarra, "um dos solares originários da pátria espanhola".

“Em períodos de dificuldades como os que atravessamos, a experiência de tempos passados ensina que só unindo os nossos afãs, antepondo o bem comum aos interesses particulares e impulsionando a iniciativa, a investigação, a criatividade de cada pessoas, podemos avançar para cenários melhores”, informou o futuro chefe de Estado.

Ao mencionar que esta quarta-feira “tem um significado especial”, o príncipe Felipe disse que o ato de entrega do prêmio permite “ressaltar o valor da cultura como ativo essencial da sociedade e como motor do progresso”.

Tags: Espanha, Filho, Juan, rei, trono

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.