Jornal do Brasil

Segunda-feira, 24 de Novembro de 2014

Internacional

Obama anuncia plano de segurança na Polônia

O presidente dos Estados Unidos chegou hoje em Varsóvia

Agência ANSA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou nesta terça-feira (3) em Varsóvia, na Polônia, e afirmou que o compromisso de seu país com a segurança da Europa do Leste é "sagrada" e anunciou um plano diante de sua preocupação com a situação na Ucrânia.    

Obama anunciou um plano de até US$ 1 bilhão (cerca de R$ 2,28 bilhões) para novas forças norte-americanas de terra, mar e ar, na Europa do Leste diante de sua preocupação com a situação na Ucrânia, país que intensificou suas ações contra os separatistas apoiados pela Rússia.    

Uma iniciativa para "assegurar a Europa mas que ainda deve ser aprovada pelo Congresso" norte-americano, disse o mandatário. "O nosso compromisso para a segurança da Polônia e dos nossos aliados na Europa central e oriental é uma pedra angular da nossa segurança e é sagrado", afirmou Obama.    

O chefe da Casa Branca chegou hoje na Polônia a primeira etapa de sua viagem à Europa que o levara a cúpula do G7 (os sete países mais industrializados do mundo) em Bruxelas e a cerimônia dos 70 anos do desembarque na Normandia.    

Obama participará hoje da Festa da Liberdade, as celebrações do 25º aniversário das eleições de 4 de junho de 1989, na qual venceu as eleições presidências Lech Walesa, líder do Sindicato Autônomo Solidariedade (Solidarnosc), simbolizando o início da democracia na Polônia e nos outros países da Europa centro-oriental.    

O presidente norte-americano, aterrissou com o Air Force One às 9h50 locais (4h50 no horário de Brasília) e foi recebido no aeroporto de Varsóvia pelo chefe de Estado polonês Bronislaw Komorowski.    

Ainda no aeroporto, Obama encontrou os pilotos norte-americanos dos aviões militares F-16 presentes na Polônia há dois meses no âmbito das operações do Pacto Atlântico depois das tensões na Ucrânia.    

O chefe da Casa Branca encontrará também o presidente ucraniano recém eleito Peter Poroshenko além de outros chefes de Estado da Europa Centro-oriental.    

Esta é a segunda visita de Obama na Polônia, a primeira foi em maio de 2011.

Tags: Barack Obama, Estados Unidos, europa do leste, Polônia, presidente norte-americano, segurança, varsóvia

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.