Jornal do Brasil

Sexta-feira, 29 de Agosto de 2014

Internacional

Hollande apresenta projeto para reduzir regiões

Em 2020, o número de regiões será de 14 ao invés das 22 atuais

Agência ANSA

O presidente francês, François Hollande, lançou hoje (03) o projeto que modifica completamente a organização do território da França, reduzindo de 22 para 14 o número de regiões francesas. O projeto também reforma a Constituição para suprimir os conselhos regionais até 2020.    

Segundo Hollande, o mote da medida é "reformar o território para reformar a França". "A nossa organização territorial envelheceu.    

Chegou o momento de simplificar. Iremos transformar as diversas décadas de arquitetura territorial da República", escreveu o presidente em um artigo divulgado pelo Governo. Ele ainda afirmou que as mudanças propõem "mais responsabilidade", pois a "coletividade será a única competente para sustentar e conduzir a formação e ocupação" das regiões.    

Hollande disse que a população irá "intervir nos temas que envolvem estradas, aeroportos e portos, em escolas e universidades", dizendo que todos terão "responsabilidade na organização da infraestrutura". As medidas têm como objetivo reduzir os gastos públicos da França. Entre as mudanças nas regiões, estão que a Picardia se unirá à região de Champagne-Ardenne, a Alsácia se juntará com Lorena e Poitou-Charentes se unirá à Limusino e ao Centro.

Tags: alsácia, constituição, França, françois hollande, lorena, picardia

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.