Jornal do Brasil

Domingo, 27 de Maio de 2018 Fundado em 1891

Internacional

Talibã ameaça cometer ataques em eleições

No próximo dia 14, Afeganistão fará 2º turno de presidenciais

Jornal do Brasil

O Talibã ameaçou nesta segunda-feira (2) cometer atentados contra mesários e centros de votação no Afeganistão, que realizará no próximo dia 14 o segundo turno das eleições presidenciais. "Assim como no primeiro turno destruímos um grande número de centros de votação, estamos novamente prontos a repetir os ataques na segunda fase destas eleições falsificadas", disse o Talibã, em uma mensagem.    

O grupo também pediu para a população boicotar o que chamou de "eleições promovidas pelos invasores americanos". "Por isso, a população deve ficar longe dos centros de votação no dia 14 de junho e não correr o risco de morrer ou se ferir", completou o comunicado. 

O pleito será disputado pelo ex-ministro das Relações Exteriores Abdullah Abdullah, que no primeiro turno obteve 45% dos votos, e pelo ex-ministro das Finanças Ashraf Ghani, que conquistou 31,6% dos votos. A eleição definirá o sucessor de Hamid Karzai, único presidente do Afeganistão desde a queda do Talibã, em 2001. Pela Constituição, ele é impedido de disputar um terceiro mandato.



Tags: Afeganistão, Eleições, Mundo, presidenciais, talibã

Compartilhe: