Jornal do Brasil

Terça-feira, 29 de Julho de 2014

Internacional

Talibã ameaça cometer ataques em eleições

No próximo dia 14, Afeganistão fará 2º turno de presidenciais

Agência ANSA

O Talibã ameaçou nesta segunda-feira (2) cometer atentados contra mesários e centros de votação no Afeganistão, que realizará no próximo dia 14 o segundo turno das eleições presidenciais. "Assim como no primeiro turno destruímos um grande número de centros de votação, estamos novamente prontos a repetir os ataques na segunda fase destas eleições falsificadas", disse o Talibã, em uma mensagem.    

O grupo também pediu para a população boicotar o que chamou de "eleições promovidas pelos invasores americanos". "Por isso, a população deve ficar longe dos centros de votação no dia 14 de junho e não correr o risco de morrer ou se ferir", completou o comunicado. 

O pleito será disputado pelo ex-ministro das Relações Exteriores Abdullah Abdullah, que no primeiro turno obteve 45% dos votos, e pelo ex-ministro das Finanças Ashraf Ghani, que conquistou 31,6% dos votos. A eleição definirá o sucessor de Hamid Karzai, único presidente do Afeganistão desde a queda do Talibã, em 2001. Pela Constituição, ele é impedido de disputar um terceiro mandato.

Tags: Afeganistão, Eleições, Mundo, presidenciais, talibã

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.