Jornal do Brasil

Sábado, 23 de Agosto de 2014

Internacional

Felipe está pronto para reinar, diz rei espanhol

Juan Carlos anunciou hoje que abdica do trono em favor de filho

Agência ANSA

 O rei espanhol Juan Carlos anunciou nesta segunda-feira (2) em discurso ao país, a sua abdicação ao trono em favor do seu filho o príncipe de Astúrias, Felipe.

    "Felipe encarna a estabilidade e a instituição da monarquia, tem maturidade para reinar e começar uma nova fase, e terá o pleno apoio da esposa Letizia", disse Juan Carlos durante seu discurso aos espanhóis.

    "Uma geração mais jovem merece continuar com novas energias", disse o rei.

    Durante seu pronunciamento também agradeceu a sua esposa Sofia, "de quem nunca me faltou apoio" e afirmou que está recuperado "fisicamente".

    Juan Carlos começou a pensar na possibilidade de abdicar em janeiro deste ano, quando completou 76 anos, e comunicou as suas intenções ao filho Felipe e ao porta-voz da Casa Real, Rafael Spottorno.

Juan Carlos anuncia que vai abdicar
Juan Carlos anuncia que vai abdicar

    A decisão foi amadurecida no mês de março, quando o monarca a comunicou ao primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy e depois ao líder da oposição, Alfredo Perez Rubalcaba.

    Ainda hoje, antes do discurso oficial do rei, o primeiro-ministro tinha anunciado a abdicação de Juan Carlos em favor de Felipe. "O rei me comunicou agora sua intenção de abdicar e abrir o processo de sucessão".

    O premier elogiou o trabalho de Juan Carlos, por 39 anos como chefe de Estado, como "um defensor incansável dos nossos interesses".

    Segundo fontes próximas ao Palácio da Zarzuela, a residência da família real espanhola, o rei manteve a agenda de hoje, cancelando apenas uma audiência com a Federação espanhola dos esportes invernais.

    Na tarde desta segunda-feira receberá em audiência no palácio real o presidente da Câmara de Comércio dos Estados Unidos.

    Amanhã, Juan Carlos e o filho Felipe presidirão a cerimônia da Ordem real e militar de San Hermenegildo, pelo bicentenário da ordem.

    O monarca renuncia ao trono após 39 anos como rei da Espanha.

    Segundo Spottorno, se trata de uma decisão pessoal e fontes da Zarzuela precisam que não foi tomada por motivos de saúde, políticos ou econômicos.

    Por sua vez, Felipe de Bourbon, de 46 anos, se tornará o rei Felipe VI da Espanha e receberá o encargo de chefe de Estado.

    Ele é formado em direito, com pós-graduação em Relações Internacionais, é comandante do Corpo Geral da Armada e comandante do Corpo Geral do Exército do Ar.(ANSA)

Tags: Espanha, monarquia, Real, Renuncia, trono

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.