Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

Internacional

Rússia pede autorização a Kiev para enviar ajuda humanitária ao Leste

Agência Brasil

A Rússia está disposta a enviar ajuda humanitária para a Região Leste da Ucrânia, cenário de combates entre separatistas pró-russos e o Exército ucraniano, e pediu autorização a Kiev para fazer a operação.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo informou hoje (28) que enviou carta às autoridades ucranianas, comunicando que a Rússia continua a receber pedidos insistentes de cidadãos e de organizações da zona de conflito (…), com apelos para a prestação urgente de ajuda humanitária.

“A parte russa está disposta a prestar assistência à população dessas regiões e propõe à Ucrânia tomar as medidas necessárias, o mais rápido possível, para garantir o envio urgente de ajuda humanitária”, diz nota divulgada na página do ministério na internet.

Segundo a nota, as rotas e as condições do fornecimento da ajuda poderão ser acordadas pelas respectivas instituições dos dois países. “Dado o caráter urgente da situação, a parte russa espera receber rápida resposta da Ucrânia”.

Os combates entre as forças ucranianas e os rebeldes pró-russos recomeçaram hoje na cidade de Donetsk, epicentro da insurreição separatista na Região Leste da Ucrânia.

Vários hospitais e escolas permanecem fechados nos distritos centrais da cidade, na sequência da operação antiterrorista lançada por Kiev contra as milícias pró-russas.

O presidente da Câmara de Donetsk, Alexander Lukianchenko, informou, nessa terça-feira, que os combates na cidade tinham deixado pelo menos 40 mortos, incluindo quatro civis, enquanto os rebeldes pró-russos contabilizaram pelo menos 100 mortos.

Tags: ativista, CONFLITO, russia, tensão, UCRÂNIA

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.