Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Setembro de 2014

Internacional

Papa afirma que 'Bento XVI não será único emérito'

Agência ANSA

 O papa Francisco deu uma coletiva no avião que o levava da Terra Santa para Roma e, durante a entrevista, citou a atitude de Bento XVI. "Ratzinger é uma instituição: há 70 anos, não existiam eméritos, mas hoje são tantos. Se vive muito mais tempo. O que acontecerá com os Papas eméritos? Ele abriu uma porta e o que acontecerá não podemos dizer, só Deus sabe, mas a porta agora está aberta", disse Francisco aos jornalistas.

    Ao ser questionado se tomaria a mesma atitude de Joseph Ratzinger, o Papa disse que "fará o que o Senhor me disser para fazer. Mas, acredito que Bento XVI não será um caso único".

    Ao comentar assuntos polêmicos, o Pontífice ressaltou que "sempre haverá escândalos na Igreja. "Jesus disse que é inevitável ter escândalos: eles existem na Igreja e o problema é evitar que eles não existam mais". Mas, ao falar sobre a "condução econômica" da entidade, ele acrescentou que "honestidade e transparência" são necessárias e também a realização de reformas nos departamentos econômicos. "Mas, contradições sempre existirão porque somos pecadores", disse aos jornalistas. O Papa ainda citou exemplos das mudanças que ele pede, afirmando que "por exemplo, foram fechadas 1,6 mil contas de pessoas que não tinham direito de tê-las" no Vaticano. Ele ainda ressaltou que o rombo de 15 milhões de euros em um balanço ainda estão em análise, pois segundo Francisco "não está claro, isso está em estudo. Qualquer que seja a verdade, ainda não foi definida, mas está em estudo".

    O Papa fez uma viagem de três dias à Terra Santa e se encontrou com refugiados sírios e com autoridades judaicas e políticas. É apenas a quarta vez que um Papa católico visita a região.

    Durante a viagem, Francisco convidou os líderes palestinos e israelenses a rezarem no Vaticano, pediu paz ao mundo e classificou o Holocausto como uma "monstruosidade".

Tags: avião, coletiva, Francisco, pontífice, terra santa

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.