Jornal do Brasil

Terça-feira, 29 de Julho de 2014

Internacional

Venezuela:esposas de ex-prefeitos destituídos são eleitas

Agência ANSA

As esposas de dois prefeitos venezuelanos da oposição destituídos e atualmente em cárcere, formam eleitas nas eleições de ontem, 25, aos cargos de seus respectivos maridos nas cidades de San Diego e San Cristobal. Patrizia Gutierrez, esposa de Daniel Ceballos, venceu com 73,69% dos votos em San Cristobal, cidade onde foram iniciadas as ondas de protestos de estudantes no último mês de fevereiro e que colocou em crise o governo do presidente do país, Nicolás Maduro, e terminou com um balanço de 42 mortos. 

Em San Diego, Rosa Brandonisio, esposa de Enzo Scarano, foi eleita com impressionantes 87,68% dos votos. Ceballos e Scarano foram condenados a um ano de prisão pelo Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) com uma sentença bastante controversa. A alta corte emitiu inicialmente uma ordem para que garantissem a ordem em suas cidades e que impedissem as manifestações anti-governo. Ambos foram processados por "desobediência". 

Antes de conhecer os resultados eleitorais, Maduro advertiu a oposição que reconhecerá qualquer autoridade escolhida nas urnas, mas alertou que "se depois recomeçarem a incendiar as cidades, então a justiça agirá e se for preciso destituí-los, se destituirá e serão convocadas novas eleições. Se necessário, haverá eleições a cada três meses, até que haja paz".

Tags: Eleições, internacional, prefeito, san cristobal, san diego, Venezuela

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.