Jornal do Brasil

Sábado, 30 de Agosto de 2014

Internacional

Vencido em eleição, Berlusconi diz que é 'decisivo'

Partido do ex-premier ficou apenas em terceiro em pleito da UE

Agência ANSA

Com seu partido, o Forza Italia (FI), tendo alcançado apenas 16,82% dos votos nas eleições para o Parlamento europeu, o ex-premier italiano Silvio Berlusconi afirmou que a sigla liderada por ele é essencial para que o governo de Matteo Renzi faça as reformas de que o país necessita para recuperar sua economia.    

"Somos parceiros decisivos, sem os quais o Parlamento não tem o número suficiente para fazer reformas verdadeiras, definitivas e duradouras para o bem da nação. Mas não mudaremos a nossa postura. Somos uma oposição intransigente, mas responsável", disse ele em uma carta aberta. O ex-primeiro-ministro também agradeceu a todos aqueles que votaram no FI, embora reconheça que o desempenho da legenda foi inferior ao esperado.    

No último dia 5 de maio, Berlusconi havia dito que tinha a intenção de chegar a pelo menos 25% dos votos no pleito europeu. "Tivemos um resultado inferior às minhas expectativas, mas se confirma o papel insubstituível da centro-direita, o eixo sobre o qual devemos reconstruir uma coalizão que seja capaz de competir com a esquerda", escreveu o ex-premier.    

A declaração tem como alvo o Movimento 5 Estrelas (M5S), partido de oposição fundado pelo comediante Beppe Grillo, que também fracassou na eleição e alcançou apenas 21,16% dos votos. O ex-primeiro-ministro ainda foi obrigado a ver a grande vitória obtida por Renzi, com o Partido Democrático (PD), de centro-esquerda, ficando com o número recorde de 40,81% do eleitorado no pleito para o Parlamento europeu.    

"Matteo Renzi, a quem envio as minhas sinceras congratulações, obteve um grande sucesso pessoal, favorecido por uma série de circunstâncias únicas. Vamos ver agora como ele vai usá-lo", salientou Berlusconi.

Tags: Berlusconi, Eleições, europeu, Parlamento, renzi

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.