Jornal do Brasil

Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014

Internacional

Santos e Zuluaga farão segundo turno na Colômbia

Agência ANSA

O candidato opositor apoiado pelo ex-presidente colombiano Álvaro Uribe, Óscar Iván Zuluaga, venceu as eleições realizadas ontem (25) na Colômbia, mas não conseguiu a maioria dos votos para se consagrar no primeiro turno.

 Sendo assim, Zuluaga enfrentará no segundo turno, em 15 de junho, o atual presidente, Juan Manuel Santos, que tenta se reeleger e ficou em segundo lugar nas eleições de ontem. Zuluaga obteve 29,26% dos votos, contra 25,68% de Santos. 

Os dois candidatos têm visões antagônicas sobre temas cruciais para o país, como os diálogos com a guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e as relações com a Venezuela. No segundo turno, Santos e Zuluaga tentarão atrair os eleitores dos candidatos do Partido Conservador, Marta Lucía Ramírez (15,55%), da esquerdista Clara López (15,36%) e do Partido Verde, Enrique Peñalosa (8,35%). 

Santos lidera uma coalizão moderada formada pelo Partido de la U (criado em 2005 por Uribe, com quem Santos rompeu posteriormente). Seu principal mote é o diálogo para se alcançar um acordo de paz com as Farc. Zuluaga, por sua vez, representa o direitista Centro Democrático, criado em 2013 por Uribe, que, impedido de concorrer a um terceiro mandato, resolveu apostar em uma nova legenda. Ex-ministro da Fazenda, o candidato se destacou nas pesquisas eleitorais ao adotar o mesmo tom crítico de Uribe ao atual governo de Santos. Ele é contrário às negociações com as Farc. 

Tags: alvaro uribe, COLÔMBIA, Eleições, Farc, Juan Manuel Santos, partido de la u, zuluaga

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.