Jornal do Brasil

Quarta-feira, 20 de Agosto de 2014

Internacional

Barroso se diz preocupado com resultado de eleição na UE

Centro-direita despontou como vitoriosa nas eleições europeias

Agência ANSA

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, afirmou nesta segunda-feira (26) estar "profundamente preocupado" pela tendência demonstrada nas eleições européias do último fim de semana, das quais a centro-direita saiu vitoriosa. 

Em um evento no Banco Central Europeu (BCE), Barroso se referiu principalmente às vertentes populistas e as contrárias à imigração na Europa. "Todos os líderes políticos de nível nacional e europeu devem refletir sobre suas responsabilidades depois destas eleições", disse Barroso, destacando que as eleições ocorrem após a "maior crise financeira, econômica e social dos últimos anos". "Estão caindo tanto a confiança nas instituições européias quanto a nas instituições nacionais, esta última principalmente na Itália, que é um exemplo", afirmou o presidente da Comissão Europeia. 

Ontem, 21 países elegem representantes no Parlamento Europeu

 Cidadãos de 21 países membros da União Europeia (UE) foram às urnas ontem (25) para eleger seus representantes no Parlamento Europeu. Cerca de 400 milhões de eleitores europeus estão habilitados a votar. Ao todo, serão designados novos 751 eurodeputados com mandato de cinco anos. As eleições começaram oficialmente dia 22, com votações no Reino Unido e na Holanda. Na sexta-feira, as urnas abriram na Irlanda e na República Checa. No sábado, o voto ocorreu em Letônia, Malta e Eslováquia.

 

Tags: Eleições, internacional, josé manuel durão barroso, Ue, união europeia

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.