Jornal do Brasil

Quarta-feira, 20 de Agosto de 2014

Internacional

Autoridades ucranianas confirmam vitória do "rei do chocolate"

Agência ANSA

A Comissão Eleitoral Central da Ucrânia anunciou a vitória do empresário Petro Poroshenko, conhecido como "o rei do chocolate", nas eleições presidenciais realizadas no último domingo, dia 25. 

Na noite de ontem , Poroshenko, o candidato pró-ocidente, declarou que suas prioridades serão "a integração com a Europa".    

O "rei do chocolate" declarou em Kiev que não tem intenção de interromper a operação militar contra os separatistas pró-russos nas regiões da Ucrânia oriental de Donetsk e Lugansk.    

Por sua vez, o presidente ucraniano deposto Viktor Yanukovich, anunciou hoje (26) que "respeita a escolha do povo ucraniano "nos tempos mais difíceis para a nossa pátria, independentemente da afluência das urnas em várias regiões e da escolha feita".

O presidente russo, Vladimir Putin, reiterou hoje que respeitará a vontade do povo ucraniano. A informação foi divulgada pelo ministro russo das Relações Exteriores, Serghiei Lavrov, ao comentar o resultado das eleições na Ucrânia.

Já as autoridades auto-proclamadas da República popular de Donetsk impuseram a partir de hoje a lei marcial em toda a região. O objetivo, afirma o presidente do Conselho Supremo separatista, é o de "limpar a região das unidades militares ucranianas". Ainda hoje foi ouvida uma forte explosão no aeroporto de Donetsk, onde se avista uma coluna de fumaça.

Tags: crise, política, resultado, UCRÂNIA, urnas

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.