Jornal do Brasil

Quinta-feira, 27 de Novembro de 2014

Internacional

Vinte e um países elegem representantes no Parlamento Europeu

Agência ANSA

Cidadãos de 21 países membros da União Europeia (UE) estão indo às urnas neste domingo, dia 25, para eleger seus representantes no Parlamento Europeu. Cerca de 400 milhões de eleitores europeus estão habilitados a votar. Ao todo, serão designados novos 751 eurodeputados com mandato de cinco anos. As eleições começaram oficialmente dia 22, com votações no Reino Unido e na Holanda. Na sexta-feira, as urnas abriram na Irlanda e na República Checa. No sábado, o voto ocorreu em Letônia, Malta e Eslováquia. Os outros países do bloco, entre eles a Itália, elegem hoje seus novos representantes. 

Na Itália, a apuração dos votos terá início somente após o fechamento das urnas, às 23h no horário local, cerca de 18h, no horário de Brasília. Na França, o xenófobo Front National, da conversadora Marine Le Pen, lidera as pesquisas de boca de urna com 25% dos votos, enquanto o Partido Socialista teve cerca de 15%.    

Sondagens na Alemanha confirmam a liderança da CDU, da chanceler Angela Merkel, com 36%, o SPD segue com 27,5%. O partido antieuro Alternaive Fuer Deutschland teve surpreendentes 6,5% dos votos. O nacionalista de extrema direita NPD obteve um assento no Europarlamento graças a uma decisão recente do Tribunal Constitucional alemão, que cancelou o limite de acesso ao Parlamento Europeu. Diante desta notícia, mesmo o Piratenpartei Deutschland (Partido Pirata da Alemanha), que luta pela segurança da rede, os direitos civis e privacidade, vai conseguir um assento. 

Tags: deputados, Eleições, euro, Europa, representantes

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.