Jornal do Brasil

Terça-feira, 16 de Setembro de 2014

Internacional

Rohani garante acordo nuclear com 5+1 até julho

Agência ANSA

O presidente do Irã, Hassan Rohani, afirmou nesta quinta-feira (22) que um acordo definitivo sobre o programa nuclear de Teerã será fechado até julho com o grupo 5+1.

"Muito provavelmente, alcançaremos um acordo até o fim de julho", comentou o mandatário, em uma coletiva de imprensa durante a conferência sobre segurança regional que está ocorrendo em Xangai.

A declaração de Rohani chega após uma série de comentários negativos, originários de várias partes, sobre o êxito das negociações ocorridas na semana passada, em Viena, com o objetivo de redigir um rascunho do acordo oficial. Em novembro de 2013, em Genebra, os iranianos e os membros do 5+1 (EUA, Rússia, Grã-Bretanha, China, França e Alemanha) concluíram um acordo transitório de seis meses, durante os quais Teerã prometeu congelar suas atividades nucleares em troca da suspensão de sanções econômicas internacionais.    

O acordo temporário entrou em vigor em 20 de janeiro e é supervisionado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)

Tags: acordo nuclear, AIEA, irã, rohani, segurança nacional

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.