Jornal do Brasil

Sexta-feira, 29 de Agosto de 2014

Internacional

Estudo: 10 dos 11 países mais felizes são da América Latina

Paraguai ficou no topo da lista pelo terceiro ano seguido

Portal Terra

Dez dos 11 países "mais positivos" do mundo estão na América Latina, de acordo com um novo estudo realizado pelo Gallup. A publicação perguntou a mil pessoas em 138 países se elas tinham experimentado emoções "positivas" no dia anterior. O estudo foi realizado em 2013 e divulgado esta semana.

Segundo a pesquisa, apesar do conflito e instabilidades que dominam o noticiário, as pessoas ao redor do mundo estão experimentando muitas emoções positivas. Pelo menos sete em cada 10 adultos relataram terem se divertido, sorrido, sentido-se bem descansados, e terem sido tratados com respeito, enquanto 51% relataram ter aprendido ou feito algo interessante no dia anterior.

O Paraguai ficou no topo da lista pelo terceiro ano consecutivo, com 87% dos entrevistados dizendo que tinham experimentado emoções positivas no dia anterior. Panamá, Guatemala, Nicarágua e Equador completam a lista dos top 5 em 2013. "Que muitas pessoas estão relatando as emoções positivas na América Latina, pelo menos em parte, reflete a tendência cultural na região para se concentrar nos aspectos positivos da vida", detalha Jon Clifton, no estudo da Gallup.

Por outro lado, a Síria, que enfrenta uma guerra civil há três anos, ficou em último lugar, com apenas 36% dos entrevistados relatando alguma positividade.

"É a pior medida já realizada pela Gallup, em todos os países pesquisados, desde o início do estudo". A pesquisa também ressalta que menos de um em cada três sírios relatam se sentir descansados (31% ), ter tido sensação de prazer (31%), aprendido ou feito algo interessante (25%) no dia anterior".

Veja os onze países mais positivos, segundo o estudo:

Paraguai

Panamá

Guatemala

Nicarágua

Equador

Costa Rica

Colômbia

Dinamarca

Honduras

Venezuela

El Salvador

Agora veja as dez nações menos positivas:

Síria

Chad

Lituânia

Bósnia

Sérvia

Nepal

Belarus

Iêmen

Azerbaijão

Nagorno-Karabakh (região no sul do Cáucaso)

Tags: felicidade, Nações, pesquisa, povos, ranking

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.