Jornal do Brasil

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

Internacional

Washington Post: Estados Unidos não deve enfraquecer demandas nucleares ao Irã

Coluna de opinião debate expectativa em torno da resolução da disputa nuclear

Jornal do Brasil

O jornal norte-americano Washington Post publicou uma coluna de opinião nesta quarta-feira (14) discutindo a batalha sobre as armas nucleares travada com o Irã. Segundo o autor, o progresso diplomático com o país foi muito pequeno nos últimos 35 anos. Por isso, os Estados Unidos estariam preocupados de que as iniciativas econômicas e diplomáticas do presidente Rouhani para desafiar a oposição sejam passageiras.

O texto relata que Rouhani é amplamente percebido como alguém com vontade de resolver a disputa nuclear de forma que o Irã se recupere economicamente. Os Estados Unidos e a Europa estariam torcendo para que um acordo nuclear pudesse levar a uma amenização das tensões e acreditam que uma falha em conquistar este acordo possa colocar isto em risco.

Ele afirma que mais importante do que atingir um acordo é não enfraquecer as demandas em relação ao Irã. Segundo o autor, é necessário insistir em limites restritos nas atividades nucleares e inspeções intrusivas. Além disso, os EUA deveria também fazer uma campanha energética para reafirmar a cooperação com aliados na região e rebater o apoio supostamente dado pelo Irã ao terrorismo e outras atividades desestabilizadoras.

Tags: Armas, Estados Unidos, geopolítica, guerra, irã, nuclear, Oriente Médio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.