Jornal do Brasil

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

Internacional

Berlusconi quer criar comissão para investigar 'complô'

Agência ANSA

O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi pediu nesta quinta-feira (15) a abertura de uma comissão para investigar o possível complô que articulou sua saída do governo em 2011.    "Neste momento, estamos diante de fatos enormes que precisam ser investigados por uma comissão. A minha renúncia foi responsável, mas não livre. Houve muita pressão", afirmou Berlusconi.

Ontem, o presidente italiano, Giorgio Napolitano, disse que Berlusconi renunciou ao cargo em 2011 de maneira "livre e responsável". A declaração de Napolitano veio após uma polêmica criada pelo ex-secretário de Tesouro dos Estados Unidos Timothy Geithner, que contou que havia um complô para tirar Berlusconi do poder.

Em seu livro "Stress Test -Reflexões sobre Crises Financeiras", lançado nesta semana, Geithner afirmou que havia um complô em países europeus para derrubar Berlusconi do poder, em plena crise financeira e monetária no continente.

O ex-secretário conta que alguns líderes chegaram a se aproximar e propor ao presidente Barack Obama um plano para tirar Berlusconi da cena política. Mas Geithner garante que os EUA não quiseram se envolver com isso. "Não podíamos ter esse sangue nas nossas mãos", disse.

Tags: comissão, ex-premier, investigação, itália, livro

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.