Jornal do Brasil

Domingo, 23 de Novembro de 2014

Internacional

Referendo separatista é antecipado na Ucrânia

Agência ANSA

O referendo separatista organizado por manifestantes pró-Rússia no leste da Ucrânia, que está marcado para este domingo (11), foi iniciado antecipadamente em dois dos 53 colégios eleitorais da região de Donetsk, devido ao agravamento da crise no país. 

De acordo com Roman Liaghin, presidente da comissão que realiza o pleito, na cidade de Mariupol a votação começou ainda na sexta-feira (9). No mesmo dia, o município foi palco de confrontos entre grupos pró-Moscou e forças leais a Kiev. Os combates terminaram com pelo menos sete mortos e dezenas de feridos. Entre as vítimas fatais estão dois militares do batalhão ucraniano de defesa territorial.    

Enquanto isso, tropas ligadas ao governo central bloquearam um grupo armado que viajava de carro nos arredores de Sloviansk. Segundo o site "Obozrevatel", no veículo foram encontradas cem mil cédulas eleitorais já marcadas no "sim", em uma suposta tentativa de fraudar o referendo, que não é reconhecido por Kiev, pelos Estados Unidos e nem pela União Europeia.    

A controversa eleição deve ocorrer em 1.527 postos de votação espalhados pela região de Donetsk.

Tags: eleição, manifestantes, REFERENDO, russia, UCRÂNIA

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.