Jornal do Brasil

Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2014

Internacional

Milhares de manifestantes protestam contra governo da Tailândia

Agência Brasil

Milhares de tailandeses protestam pelas ruas da capital, Bangcoc, no que dizem ser a “batalha final” contra o governo da primeira-ministra Yingluck Shinawatra, a quem pretendem substituir por um Executivo não eleito que promova reformas políticas no país. Os manifestantes da oposição estão há cerca de seis meses protestando nas ruas da capital. Em fevereiro, foram organizadas eleições no país, mas o pleito foi boicotado pela oposição.

O líder das manifestações, o ex-vice-primeiro-ministro e ex-deputado, Suthep Thaugsuban, reivindica que o rei, Bhumibol Adulyadej, recorra ao Artigo 7º da Constituição, que lhe permite nomear um governo sem passar pelas urnas. O partido de Yingluck Shinawatra domina o cenário político do país desde 2001.

Depois de o Tribunal Constitucional tailandês ter declarado na última quarta-feira (7) que Yingluck Shinawatra abusou do poder ao nomear cargos do alto escalão, a Comissão Anticorrupção acusou formalmente a premiê por negligência em um programa dos subsídios de arroz.

O afastamento de Yingluck seria o segundo no seio da família Shinawatra, depois do seu irmão, Thaksin, ter sido afastado do cargo de primeiro-ministro em 2006, por um golpe militar. Thaksin foi depois acusado, julgado e condenado à revelia por estar fora do país. Ele continua a viver no exílio com passaporte de outros países e, segundo relatos, morando em Dubai, nos Emirados Árabes. 

Tags: internacional, manifestação, protesto, shinawatra, Tailândia

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.